sábado, 29 de fevereiro de 2020

Contos para Meus Netos - A Enfermaria Maluca


Maria José da Silva Alfenas
          

Por Maria José da Silva Alfenas

Sou a de sempre, não me baqueiam os vales nem me param os muros. Busco a felicidade nas pequenas coisas da vida, trago a beleza no coração e a faço emergir em sonhos de noites bem dormidas.
                                


Dedicatória:

Aos filhos: Cláudio; Carlos Tito; Luiz e Ricardo.
Aos netos: Vinicius; Vicente; Lucas; Murilo e Luiz Antônio, estes e outros que eventualmente vierem, motivo de eu escrever este conto e postar minha biografia para que saibam no futuro quem foi sua avó paterna. 


Agradecimentos:

Ao meu marido pelo incentivo, aos filhos Cláudio e Ricardo  pela ajuda, e aos meus netos Vicente, Vinícius, Lucas, Murilo e Luís Antônio motivo principal da existência do conto. Para que no futuro se lembrem e saibam quem foi a vovó Zezé. 



A Enfermaria Maluca

Acordei e me vi num quarto de hospital. 
Meu quarto se encontrava no centro de 
uma grande enfermaria. Em cada
 parede do quarto tinha uma porta
 de forma que eu via tudo que se 
passava na enfermaria..

.
Abri a primeira porta e vi meninas numa correria frenética e graciosa, dando risadinhas gostosas, cochichando  e rodopiando pelo salão da enfermaria.


Uma pequena ruivinha de mais ou menos 10 aninhos parecia uma fadinha  de longos cabelos ondulados, da  cor de fogo.

Ela era doce e suave. Tinha a inocência e a leveza  de um colibri. Seu nome era MELINA.  Sua missão era acalmar os menores, e os mais indefesos.




Com a doçura de uma irmã a cuidar dos irmãozinhos, Melina tentava acalmar Beatriz, uma pequenina de três aninhos, que chorava com saudades da mãe, que saira para comprar frutas para ela. Enquanto isso,  Anita, uma menininha muito tristonha, estava num cantinho. Logo, Melina foi ao seu encontro para saber o motivo da tristeza. Anita estava triste porque seus cabelos haviam caído por causa da quimioterapia.
Melina colocou-a no colo, e carinhosamente explicou-lhe que os cabelos iriam crescer novamente...

Dirigi-me à outra porta, onde vi dois garotos, com cara de maus, arquitetando um plano para assustar os meninos da enfermaria ao lado.Otávio, um menino com cara de mau era quem bolava o plano, e Jaime, um gordinho com cara de bobo, que nunca tinha opinião própria, sempre fazia o que Otávio mandava... Jaime não era mau, mas era influenciável, e Otávio se aproveitava dessa sua fraqueza.




Na terceira porta, eu me divertia muito a ver a correria daqueles intrépidos garotos. Era a enfermaria dos menores de 6 anos. Uns se juntavam para planejar um  combate ao mal que estava prestes a assolá-los, enquanto os outros preparavam as armas para o combate. Pegavam amuletos, cascalhos,  botões, pedrinha semipreciosas. Esses meninos estavam assustados e com medo de Jaime e Otávio. 


O pequeno Augusto  trazia na cabeça, um chapéu exótico. Ele  parecia um duende com super poderes. Seus olhos redondos, arregalados e negros, como a jabuticaba, fiscalizavam atentamente cada barulho que vinha do quarto ao lado. 


Augusto contava com a astúcia  de Artur que era um menino muito esperto e que por isso lideraria o motim que estava prestes a acontecer. Artur sabia que no momento certo poderia contar com sua amiga, a fadinha Anabel. Os dois fariam o contra ataque.


Tal qual uma bruxa má, aparece Maria Lúcia , uma enfermeira  muito brava, que os obrigava a irem para sua camas.

Obrigados a se deitar, cada um esperava ansiosamente o momento certo para voltarem aos seus postos, na missão de se protegerem contra o mal que estava prestes a assolá-los.
Estavam deitadinhos e tranquilos esperando que Angélica, a enfermeira boazinha, que traria os remédios da noite e o leitinho quente para dormirem. Após isso, poderiam voltar...




Assim que Angélica os medicou e voltou para o posto de enfermagem, eles voltaram a se reunir, porque sabiam que o pesadelo estava prestes a começar. Deveriam estar atentos e preparados.


De repente, Jaime aparece no quarto e joga alguns bichos perto deles, e Otávio grita: OLHA OS MONSTROS,!!!!! 
Eram inúmeros besouros pretos e feios, dezenas de mariposas negras e muito assustadoras, algumas centopéias que pareciam cobras, e um Tatuzinho que se enrolava parecendo cocôzinho.

Otávio e Jaime riem maldosamente...


Os meninos gritaram assustados: Ai!!!!  Aiaiai!!!...Aiaiai!!!!!
As crianças trêmulas e assustadas,  me pedem ajuda .
Eu que estava apavorada com a balbúrdia que se instalara, senti que tinha de ser firme e agir  para ajudá-los, já que confiavam em mim.




Então apelei para a minha fada madrinha, e gritei: ARABEEEELA!!!!!!


ARABELA entra pela janela com sua varinha mágica, e transforma os besouros em lindas joaninhas,  que vieram voando e pousaram no vestido de Melina.







As mariposas,  que mais pareciam borboletas bruxas,  foram transformadas  em lindos beija-flores que sairam voando pela janela.

As centopéias que pareciam  cobrinhas, ganharam sapatinhos coloridos e lacinhos vermelhos no pescoço. Assim elas já não amedrontavam mais...
O Tatuzinho se enrolou e foi transformado numa linda bola de futebol, para os meninos brincarem.


A alegria reinou ...... As crianças cantavam, brincavam e dançavam.
Numa alegria sem igual. Vieram todas, me rodearam, cantando e dançando, em minha homenagem, como se eu fosse uma heroína ou deusa. Me senti um pouco mãe de cada um deles...



A mãe de Beatriz chegou com uma cesta de frutas e guloseimas, e as distribuiu para a criançada. Elas comiam gulosamente. A enfermaria era só felicidade...




De longe Jaime olhava com inveja,   os meninos a comer e a brincar. Logo,  Augusto percebeu a carinha tristonha de Jaime, e foi conversar com ele. Ele disse que não tinha amigos, e que só fazia o que Otávio mandava porque ninguém conversava com ele. Então Augusto o levou pela mão e o colocou para pegar no gol do jogo de futebol dos amigos. Ficaram amigos, e Jaime ficou muito feliz e não fez mais maldades com eles. Otávio era mau, mas era medroso, e sozinho não tinha coragem para fazer maldades. A enfermaria era só Alegria depois disso tudo...


Quando tudo era calmaria, resolvi abrir a quarta porta.
E que surpresa! Era a porta do meu quarto. Eu me vi deitada na minha cama, na minha casa.
Tudo foi um sonho...


Biografia resumida (Fatos de minha vida)


Meu nome: Maria José da Silva Alfenas,
Meu pai: Vicente Alves do Carmo
Minha mão: Terezinha Fernandes da Silva,
Nasci no distrito de Santo António da Vargem Alegre, Bonfim, MG,  em 1º. de abril de 1953.

Vim para Belo Horizonte, com os meus pais, 1959. Estudei no grupo escolar Diogo de Vasconcelos no Bairro das Indústrias (1959 a 1967); no IMACO (1968 até 1972), onde fiz o curso técnico em contabilidade.
Dos 16 aos 18 anos trabalhei na Prefeitura de Belo Horizonte, como estagiária, onde conheci Luiz Henrique Alfenas com quem me casei.
Trabalhei também como telefonista de PABX na antiga drogaria São Félix, quando esse sistema de comunicação telefônica requeria intervenção humana para direcionar as ligações, e depois num escritório de contabilidade da fábrica de tecidos estamparia, de onde sai para me casar em 1974.
Tive quatro filhos: Cláudio Henriques da Silva Alfenas; Carlos Tito da Silva Alfenas, Luiz Henrique Alfenas Filho, e Ricardo Augusto da Silva Alfenas.
Com os filhos ainda pequenos tive uma loja de roupas femininas chamada SADITA (apelido de minha sogra Rita, de quem eu gostava muito)
Tive também uma pronta-entrega de roupas femininas, com  diversas marcas, de todo Brasil, chamada INSTINTO.
A partir de 1986, dediquei-me exclusivamente ao marido, ao lar e aos filhos.
Na casa de meus 40 anos, já com a educação básica dos filhos encaminhada e resolvida ,  busquei um novo desafio,  estudei PRÓTESE ODONTOLÓGICA, com a intenção de voltar ao mercado de trabalho. Fui impedida de exercer a profissão por causa da LER ( Llesão por Esforço Repetitivo), e depois por causa de uma doença que me provocava muitas dores, a
fibromialgia. Eu adorava cozinhar e, para elevar a minha necessidade de fugir da rotina, fiz um blog para mostrar meu talento na cozinha. Criei receitas com aproveitamento de sobras e as postei no blog http://economianacozinha.blogspot.com/. O título do blog era a economia na cozinha,  o tema “coma bem e gaste pouco”. Meu blog já foi  visto em 32 países e chegou a ter mais de 270 mil acessos.

Aproveitando um momento da moda feminina, fiz renda com uma pequena fabriqueta de suspensórios, cujo rendimento  permitiu que eu ajudasse na arquitetura de minha casa. Trabalhei também com desidratação de buquês de noivas. Esse trabalho me dava muita alegria, mas tive que parar por incompatibilidade entre  os produtos aplicados no processo e minha saúde.

Procuro encontrar satisfação nas pequenas coisas da vida e sou feliz e realizada com minha família, em especial com os netos Vicente, Vinícius,  Lucas, Murilo e Luiz Antônio.






3 comentários:

  1. Ficou fantástico muito bom amei parabéns

    ResponderExcluir
  2. Parabéns,os netos ficarão orgulhosos, com certeza...Adorei...

    ResponderExcluir
  3. Que linda estória! Acredito que você é a fada Arabela de enorme coração! Coração tão grande que cabe todas as crianças e adultos do planeta terra. E eu, eu me sinto muito honrada por ter Arabela como amiga!

    ResponderExcluir